Rede Global de Cidades Inovadoras

Global Net of Innovative Cities

Postado pela Suelen:

Nesta manhã foi lançado o progama Ensina!, no Rio de Janeiro. Essa é uma adaptação do "Teach for America", braço americano que leva jovens formados por universidades de prestígio a dar aula em escolas públicas. O mesmo deve ocorrer no Brasil, primeiro no Rio de Janeiro e, num futuro próximo, também em São Paulo.

Acompanhem o blog do Ensina!: http://ensinabr.wordpress.com/

Acho que merece um tópico próprio.

Minha intenção é pensar como podemos juntar formandos ou recém-formados com os diretores de escolas municipais e estaduais para conectarmos uma rede de voluntários disposta a trabalhar com oficinas e ou aulas de reforço.

Acho que o NING é uma plataforma legal, e o projeto CI tem muita coisa sobre redes para nos ensinar. Mas eu, pessoalmente, não sei por onde começar.

Alguém tem ideias?

Exibições: 21

Respostas a este tópico

Ótimo, Suelen,

Se encontrar alguém do Teach for all tb vale a pena. Podemos usar, por enquanto, o tópico aqui da rede como base.
Olha, acho ótima a iniciativa.
Mas tenho dúvidas em relação ao que exatamente "ensinar". Acredito mais, não na educação já realizada pelos professores, mas algo que possa promover o despertar da criatividade e do crescimento pessoal de cada criança. Talvez um conteúdo menos formal e mais informal, algo que possa auxiliar na promoção do pensamento crítico, o que poderá ser aproveitado em todas as disciplinas. Quem sabe algo da nossa área?
É um desafio que merece um estudo maior.
Olá Rodolfo Conaghi,
Então, sugestão para todos que estiverem interessados em ajudar as escolas públicas, que hora passa por dificuldades na sua identidade como educadora principal - quando temos alunos que não aprendem e querem diplomas simplesmente por que outros o exigem!
- Para primeiro passo seria interessanete que todos fizessem visistas às escolas públicas (1ª Etapa);
Após fazer levantamento das dificuldades básicas que todos possuem, através de simples conversa com os adolescentes, resullado que é mais satisfatório quando a conversa é de jovem para jovem! (2ª Etapa);
Posteriormente escolher quais pessoas e/ou estudantes farão a execução das tarefas junto aos adolescentes - a primeira dificuldade que os mesmos vão revelar é a falta de recursos - como resolver esse impasse (3ª Etapa)...
- E assim segue-se quantas etapas forem necessárias, diante do número que irá aparecer. Ok!
Abraço e até mais...foi boa a minha contribuição?
Acho que a escola fica muito limitada ao beabá. O que sempre tive vontade era de "traduzir" os conteúdos mais importantes da legislação brasileira (constituição, administração pública, previdência...) para uma linguagem comum e acessível a crianças e adolescentes. A maioria das pessoas mal sabe como funciona o país. Acho que faltam conteúdos relativos à cidadania.
Ótimo, estamos envoluindo a discussão - o que é o importante.

Gostei das ideias de vocês. Acho que precisamos sim ir além do currículo habitual (aliás, essa foi a discussão que propus no tópico "modelo escolar"). Podemos juntar as duas coisas. Por exemplo: eu sou jornalista, posso ajudar não só português, como em redação jornalística, economia ou geopolítica, temas que gosto. A Letícia, pode falar de cidadania. E assim as coisas andam.

Podemos - até - utilizar a internet e outros softwares para criar modelos mais interativos e adaptados aos jovens.

Em suma, um modelo mais atraente - tanto em forma quanto em conteúdo - trabalhando temas de "extensão".
Que discussão ótima! Eu tenho muita vontade de lecionar para crianças...seria ótimo contribuir para a formação das novas gerações, principalmente com relações relativas à cidadania. É super importante mostrar que as ações de cada um é que realmente constroem a cidade.
Essa questão que o Rodolfo colocou de ser uma espécia de "extensão" é ótima. Uma das conclusões que eu cheguei - e estyá presente em vários projetos sociais também - quando fiz o meu TFG (TCC de arquitetura) foi que é necessário algum tipo de atividade para o contraturno das crinças pois, além de obterem mais conhecimento e noçõs de cidadania, evita que elas fiquem na rua (...).
Rodolfo e Suelem, agradeço o convite e fico maravilhado com a constelação de idéias e possibilidades que estão surgindo no Brasil. Concordo com vários colegas e acredito que antes de se dispor de pessoas especiais para contribuição nas escolas, é necessário a construção da idéia: qual é o trabalho completo e necessário para que todo ser humano possa realmente preparar-se para sua vida a fim de poder viver bem em todos os sentidos. Acabei neste momento de escrever meu primeiro livro que é justamente uma hipótese de como pode ser um trabalho escolar que desenvolva plenamento o educando e respeitando na prática os alicerces para a fundamentação do caráter e de todos os níveis de consciência, além do universo apenas livresco com nossas crianças limitádas às paredes de uma escola. Estou adorando participar desta rede tão rica e me coloco à disposição para colaborar com o que for possível.
Bem legal, Carlos Eduardo.

Vi alguma coisa sobre seu currículo na net e achei bem interessante. Se você puder adicionar essas e outras experiências aqui pra gente seria muito bom!
Olá Suelen

O critério de seleção das escolas participantes é algo bastante importante. Creio que a convergência de projetos é o caminho mais indicado. Assim, é interessante analisar com o mantenedor da escola (estado, prefeitura) quais as escolas enfrentam maiores dificuldades ou estão diretamente ligadas a projetos pré-existentes e que a atuação de um bom aluno universitário recém-formado seria importante. A atuação deste aluno universitário recém-formado também pode ser estendida para atividades com professores e comunidade.

Bom trabalho!
Fernando Schena
Opa! Gostei desta ideia e quero ajudar!
Opa, que bom que encontrei vocês por aqui.
Junto da Maíra, sou um dos fundadores do Ensina! aqui no Brasil.
Vamos conversar? Estou no fabiocampos@ensina.org.br

Valeu pelo interesse.
1 abraço!

Fabio

Suelen Ariane Campiolo Trevizan disse:
Olá, lembram do projeto "Ensina!", que deu origem a este tópico? Pois bem, eles abriram ontem as inscrições para quem quiser participar como educador no Rio de Janeiro. Podem participar da seleção estudantes universitários ou recém-formados. Divulguem para os conhecidos cariocas de vocês.

O site do projeto, no qual há mais informações e a ficha de inscrição: http://www.ensina.org.br/
Olá Rodolfo,
sabe q em maio 2010, estive em um Simpósio na ESMPU/Nona Região (Curitiba), participando de um Simpósio Internacional sobre erradicação do trabalho Infantil no Lixo, e ai uma das idéias que foi colocada no Evento é q podemos atuar auxiliando as Escolas/Colégios Estaduais para a Implantação das Agendas 21. Pois, são projetos com uma grande amplitude, uma vez que vc precisa envolver escola/sociedade/profissionais, etc. e discutir o urbano, o social o ambiental.....

Abçs

Ionara Marcondes

RSS

EVENTOS NOS PRÓXIMOS DIAS

World Urban Forum, em Nápoles, Itália, de 1 a 7 de setembro.

De 8 a 12 de outubro  acontece a "3rd International Conference of Urban Biodiversity and Design" - URBIO 2012.

Vídeos

• Adicionar vídeo
  • Exibir todos

© 2013   Criado por Redeci.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço